2020.01.02

SmartX Regional Workshops

Durante o outono de 2019 o consórcio do projeto SmartX organizou vários workshops regionais em seis países: Itália, Bélgica, Alemanha, Espanha, Suécia e Portugal.

Em Portugal, o workshop decorreu no dia 27 de novembro, integrando o programa do Seminário Boosting Innovation(s).

Itália

O primeiro workshop regional teve lugar em Biella, Itália, no dia 30 de setembro, organizado pelo Po.in.tex - Polo di Innovazione Tessile. Neste workshop foi apresntada a Comunidade SmartX e Lutz Walter apresentou os detalhes da primeira call para apresentação de candidaturas ao projeto smartX. Posteriormente, João Gomes, do CeNTI (Portugal) fez uma apresentação sobre o estado da arte dos têxteis inteligentes e várias PME italianas apresentaram as suas estratégias de inovação no domínio dos têxteis técnicos e inteligentes. O evento contou com a participação de cerca de 35 entidades.

Bélgica

O segundo workshop SmartX decorreu em conjunto com a conferência "Wearables Têxteis no mundo da IoT", organizado pelo Centexbel, em Liège, Bélgica, no passado dia 1 de outubro.  O evento contou com a presença de vários especialistas da indústria, incluindo empreendedores, designers, laboratórios criativos e fornecedores de tecnologia. Oradores de diferentes institutos de I&D, universidades e empresas do sector têxtil abordaram vários tópicos, nomeadamente, os desafios na aplicação de componentes eletrónicos e TI no desenvolvimento de têxteis inteligentes e wearables.

Alemanha

O terceiro workshop, decorrido no passado dia 13 de novembro, em Denkendorf, Alemanha, permitiu aos participantes obter informações sobre as oportunidades de financiamento e desenvolvimentos atuais e futuros no âmbito dos Smart Textiles. O workshop permitiu ainda o contacto com potenciais parceiros das várias indústrias para a promoção de iniciativas conjuntas.

Espanha

O workshop “Accelerate and finance your smart textiles project”, decorreu em Barcelona, Espanha, no dia 13 de novembro de 2019, e teve como objetivo destacar o potencial dos têxteis inteligentes e apresentar como o programa SmartX pode impulsionar a inovação para desenvolver, na Europa, uma cadeia de valor robusta para o fabrico de têxteis inteligentes, ajudando a acelerar a chegada ao mercado de protótipos promissores.

Suécia

O quinto workshop regional teve lugar em Borås, Suécia, no dia 26 de novembro, e visou destacar o papel que o projeto SmartX pode desempenhar no desenvolvimento, na Europa, de têxteis inteligentes em 3 aplicações distintas: (1) Protecção e Desporto; (2) Saúde e Bem-Estar; (3) Aplicações Industriais (incluindo transportes, energia, agricultura, construção, etc). Foi dado a conhecer o suporte e financiamento disponibilizados pelo projeto SmartX.

Portugal

Inserido no Seminário "Boosting Innovation(s)”, organizado pelo Cluster Têxtil e pelo CeNTI, o 6º workshop regional teve lugar no dia 27 de novembro, no Porto, Portugal. Este evento reuniu representantes da indústria, fornecedores de tecnologia, laboratórios criativos, designers, entidades publicas e outros stakeholders relevantes, e nele foram discutidos os desafios, tecnologias e aplicações das principais tecnologias de largo espectro (KETs) como um motor fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor têxtil e do vestuário com foco nas seguintes áreas de aplicação: mobilidade, saúde, proteção e bem-estar, construção e arquitetura.

O projeto SmartX deu a conhecer os meios de apoio e financiamento às PMEs e ajuda nas candidaturas.

França

O último workshop  "Smart Textiles throughout IoT technologies", que irá decorrer em Lile, no dia 14 de janeiro 2020, tem como objetivo dar a conhecer a visão geral das possibilidades oferecidas pelas tecnologias de IoT para a indústria têxtil através do testemunho de diferentes fornecedores de tecnologia. O workshop irá dar a conhecer às empresas o suporte e financiamento disponibilizados pelo projeto smartX.


Subscreva a nossa Newsletter

Para utilizar o nosso website deve aceitar a nossa Política de Privacidade
| Mais informações